quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ATIVIDADE OBRIGATÓRIA DE FEIRA DE TROCAS

O nosso próximo encontro será no dia 3/9 e a atividade do dia é as feiras de trocas, que serão realizadas pelos próprios professores. Segue abaixo mais informações sobre a organização da feira e a lista dos nomes dos componentes de cada grupo.


- Serão 4 grupos (cada sala é um grupo) que organizarão uma feira de troca,totalizando 4 feiras que acontecerão simultaneamente.

- O ingresso para entrar no curso será a apresentação de um objeto, saber ou serviço, que os professores devem trazer para as feiras. O pessoal do credenciamento irá verificar qual a troca que cada docente trouxe.

- As Feiras serão temáticas, os temas são para trazer mais beleza à ornamentação e mais dinâmica para as feiras. São eles:
Sala 407- Meio Ambiente
Sala 412- Natal
Sala 410- Carnaval
Sala 405- São João

Obs:
1.O sorteio dos temas foi feito com os professores no dia 20/08, no curso.
2. Os professores devem trazer adornos, enfeites e adereços ligados ao tema sorteado de sua sala para a ornamentação das feiras.
3. Haverá um Júri Popular, onde os grupos poderão votar nas feiras dos grupos dos colegas,usando vários critérios como: beleza,promoção de trocas,inclusão de saberes e serviços etc. A intenção é que possamos identificar o passo a passo da organização de uma feira de trocas e poder multiplicar essa experiência nas escolas e outros espaços.

Importante: Os professores que ainda estão com pendência em relação a algumas atividades, TODAS deverão ser entregue no dia 3/9, é a ÚLTIMA DATA para entregar as atividades. Lembrando que quem não entregar, não receberá o certificado de conclusão do curso.

Qualquer dúvida e para conseguir os contatos dos membros do seu grupo/sala, entre em contato com a gente pelo email: projetoejaecosolrio@gmail.com




Lista dos nomes:

Sala 412

ADRIANA MARTINS DOS SANTOS
AMANDA MOREIRA BORDE
ANDRÉA QUEIROZ DAS NEVES
JULZÉLIA NORONHA DA SILVA
ISABEL CRISTINA C. DE OLIVEIRA
BEATRIZ CAMPOS SANTOS
MÁRCIA VALÉRIA RIBEIRO DE BRITTO
CLAUDIA DA SILVA MALTA
DANIELE MONTEIRO DA SILVA
DIONE BARBARA DA SILVA
JANE SILVA CHAGAS
ANDREA DE SOUZA FONTES
GILMA SALDANHA PAIVA
HULDA CORREA DE LIMA SILVA
KATIA CRISTINA ECCARD BERSOT
JANINE DE SOUZA SIQUEIRA
JANE CRISTINA G. DE LEIRAS
JANAÍNA BADINI TUBENCHLAK
LÉA MARCIA DOS SANTOS
MARIA LÚCIA XAVIER CAVALCANTE
LUCILENE NOGUEIRA NEVES
NÚBIA MEDINA DE GODOY SILVA
ROSÂNGELA DOS SANTOS CORRÊA
ROSELY FARIAS SARDINHA
SILVANA AUGUSTA DE F. MOTA
SILVIA REGINA G. DOS S. SILVA
VANDA DE ASSIS T. BARRETO
VERA LUCA BRAGA

Sala 410

ALUISIO TACILDO COSTA FILHO
ALZIRA MARIA GUEDES G. PINTO
ANDRÉA DE CASTRO BRAGA
ÂNGELA RANGEL
ANGÉLICA QUINTANILHA
AUGUSTO BEUG NETTO
BIANCA DA SILVA DUARTE
CARLOS FERNANDO VIZEU PONTES
DULCINEIA MANHÃES
EDILENE CORREA ROCHA
HILDA BERNARDES DE M. DIAS
IZILDA MARIA COUTINHO ARAUJO
JACIRA DE PAIVA DOBBIN BARROS
JANAÍNA FERREIRA MIGUEL
JANE DA ROCHA P. DA MATA
JORSÉLIA FERREIRA SANTOS
JOSÉ RENATO VIEIRA RODRIGUES
MAÍRA VIEIRA DO VALE
MARCOS MARCELINO C. DE BARROS
MARIA ALICE VEIGA E SOUZA
MARIA AUGUSTA FERREIRA MIGUEL
MARIA CUSTODIA DE CASTRO
MARIA DA GLÓRIA MARY ROCHA
MAURO SOARES
ROSE MARY S. C. RIBEIRO
SÉRGIO MENDONÇA KIENEN
SUELI DE SOUZA CARVALHO
VAGNER LUIZ BRUM DOS SANTOS

Sala 407

ANA CLÁUDIA DE A. ALMEIDA
ANNA CAROLINA PEREZ C. MARTINS
AYSES BARRETO BARBOSA
CLAUDIA HELENA C. FERREIRA
CLEONILDA GONÇALVES
CRISTINE DE SOUZA C. DOS SANTOS
EDSON DA SILVA GOMES
ELIZABETH MORAIS VIANNA
ERICA PELLUCCI B. MAROTTA
FABIOLA SILVA DOS SANTOS
FERNANDO P. DO NASCIMENTO
GISELE BATISTA HERDY
ISABEL CHRISTINA G. BRAGA
JULIANA DO N. MARCONDE
MARCILENE CRISTINA DIAS
MARCO ANTONIO BARBOSA B. SÁ
MARIZE TEIXEIRA DE GOIS
MONICA BENTO DA SILVA
OSVALDO ELIAS DE BRITO BORGES
PATRÍCIA LANNES DE O. RODRIGUES
RITA SERRA FAEDA
ROBERTA ADRIANA A. MONTEIRO
RONALDO PIMENTEL BAPTISTA
SERGIO DOS SANTOS
SILVIANE DE OLIVEIRA SILVA
VANDERLI JOSÉ DE ARAÚJO 

Sala 405
 
ALBA MARIA S. DO NASCIMENTO
ANA CRISTINA C. MAGALHÃES
CLAUDIA PAIXÃO C. ROSA
DANIELLE VELASCO ESTEVAM
FATIMA MOREIRA MAGALHÃES
GLORIA REGINA Z. DE SOUZA
JOSÉ AUGUSTO COSTA RIBEIRO
LAYLA AMORIM
LISIANE DE AGUIAR TAVARES
LUCIMARA DE O. S. COELHO
MÁRCIA LUZIA C.CARNEIRO
MARIA JUCISLEIDE DOS SANTOS
MARIA LUIZA PEREIRA SOARES
PATRICIA FERREIRA YAMAMOTO
REGINA CELIA SABOIA
REGINA QUINTANILHA BRAGA
ROBERTA ADRIANA
ROSANGELA TEIXEIRA R. DE ARAUJO
ROSELI LEMOS
ROSINETE VITORINO M. GUIMARÃES
SANDRA REGINA D. DOS S. NEVES
SELMA GONÇALVES FONSECA
SIMONE SANTOS DOS REIS
THAIS RABELLO
THAIZA VALÉRIA SILVA SUANE
VALÉRIA GUALTER COUTINHO
WANDERLÉA CARMO COIMBRA
WASHINGTON M. L. DOS SANTOS

domingo, 21 de agosto de 2011

Os princípios da Economia Solidária na prática


Representantes dos empreendimentos falam sobre experiências com a Ecosol


Depois de cinco meses ouvindo sobre os princípios da Economia Solidária, nada melhor do que ver na prática essa outra economia que tem ocupado cada vez mais espaço na nossa sociedade nos últimos anos. Para isso, foram convidados a participar da 12ª Conferência quatro empreendimentos que se baseiam em alguns princípios da Economia Solidária. Diferente das outras aulas - em que professores universitários davam palestras sobre Economia Solidária e EJA (Educação de Jovens e Adultos)- neste último sábado (20), foram os próprios componentes dos empreendimentos que contaram a experiência de trabalhar numa atividade que se baseia na Economia Solidária.

- A Economia Solidária vai muito mais além do que nós do grupo do pão conhecemos e nós queremos saber mais sobre ela – disse Tereza, que faz parte da Oficina do Pão, um grupo de cinco mulheres da Baixada Fluminense que trabalham coletivamente produzindo pães e salgados. A Oficina do Pão é quem faz o café da manhã do curso todos os sábados.

Participaram também da conferência o grupo Gemarte e Mulheres do Salgueiro, de São Gonçalo, e o Banco Comunitário da comunidade do Preventório, em Niterói. Primeiramente, cada representante explicou como é a atividade do empreendimento e depois os professores fizeram perguntas aos grupos baseadas nos princípios da Economia Solidária, como autogestão, finanças solidárias e associativismo. 

O grupo Oficina do Pão respondeu, por exemplo, a seguinte pergunta feita por uma professora: “Como é dividida a sobra, cada pessoa recebe por hora trabalhada?”. Segundo Tereza, a retirada mensal é igual para todas as mulheres do grupo e o valor somente é decidido depois que são pagas todas as contas.

 - No final do ano, nós decidimos se o dinheiro que sobrou vai ser dividido entre todas do grupo ou se ele continuará guardado para um futuro investimento no empreendimento -, completou Tereza.

Há cinco anos produzindo acessórios femininos através do couro da pele curtida da tilápia, uma espécie de peixe de água doce, o grupo Mulheres do Salgueiro tem, segundo a representante Janete, muito cuidado quando alguém quer começar a trabalhar no empreendimento. Isso porque o grupo tem receio de que pessoas novas pensem diferentes e acabem com a união que existe entre as pessoas do Mulheres do Salgueiro. 

Janete fala sobre o grupo Mulheres do Salgueiro


- Quando entram pessoas novas, elas passam por um processo de experiência, porque temos que ver se a pessoa está realmente disposta e tem o perfil do grupo -, disse Janete.



Com a moeda chamada Preve, o banco comunitário da comunidade do Preventório será inaugurado em setembro. O banco recebe assessoria da Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (IEES) da UFF, mas será gerenciado pelos próprios moradores.



Bárbara França conta a experiência do banco comunitário do Preventório
- Os moradores sabem que nós da incubadora só estamos ajudando eles nesse processo de conhecimento do que é o banco comunitário. Eles sabem e querem a independência de poder gerir o banco sozinhos. Nós da incubadora deixaremos eles em julho do ano que vem – disse Bárbara França, coordenadora da IEES.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Professores criam atividades para serem usadas no material pedagógico da EJA

Lia Tiriba fala sobre a estruturação do material pedagógico da EJA

Lia Tiriba falou, na última conferência (13/08), da estruturação do material pedagógico da EJA, que já está sendo criado. Tiriba explicou que cada atividade pedagógica será originada de um gênero textual (poema, música, poesia etc). O material pedagógico é o produto final do projeto e todo o seu conteúdo está sendo elaborado levando em conta os depoimentos dos professores da EJA, as pesquisas feitas pelos docentes com os alunos e os relatórios de cada atividade realizada durante todo o projeto.

Professoras de matemática elaboram atividade para o material pedagógico
Para ajudar na elaboração das atividades do material, os professores se dividiram em dupla e criaram um exercício, de acordo com a área disciplinar que atuam, baseado em temas da Economia Solidária, entre eles: banco comunitário, finanças solidárias, mercado solidário etc. Como toda a atividade do material tem que ser baseada em gêneros textuais, alguns professores aproveitaram o que foi produzido na atividade da última conferência, como, por exemplo, alguns professores de geografia que utilizaram o cordel criado na última aula. A atividade produzida foi na área disciplinar de geografia e baseada no tema “Mercado Solidário”.


Todas as atividades foram apresentadas no auditório e comentadas pela professora Maria Clara Fischer, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
 
 
A estruturação do material pedagógico pode ser lida em: http://projetoejaecosolrio.blogspot.com/2011/08/estruturacao-do-material-pedagogico.html

domingo, 14 de agosto de 2011

Estruturação do Material Pedagógico



EjaEcosol - Material Pedagógico:
O trabalho associado e autogestionário como princípio educativo na Educação de Jovens  e Adultos trabalhadores.
·         Temas/conceitos do material pedagógico:
1)      -Associativismo (2)
2)      -Autogestão (2)
3)      -Bancos Comunitários
4)      -Cadeias produtivas solidárias (2)
5)      -Comércio Justo
6)      -Consumo solidário
7)      -Cooperativismo (2)
8)      -Desenvolvimento Local (Paulo de Jesus)
9)      - Economia solidária (2)
10)   -Empreendimento econômico solidário
11)   -Finanças solidárias (2)
12)   -Mercado solidário
13)   -Moeda social (3)
14)   - Produção associada e autogestão (Clara e Lia)
15)   -Solidariedade (2)
16)   - Sustentabilidade.
17)   - Tecnologias sociais
18)   -Cultura do trabalho
19)   -Saberes do trabalho associado
·         Componentes Curriculares (Niterói e São Gonçalo):
História, Geografia, Ciência (Química, Física e Ciências Biológicas), Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Artes, Educação Física, Matemática  e Orientação Profissional.
·         Sumário do Material Pedagógico:
1) Referencias teórico-metodológicos
2) Sugestões de atividades pedagógicas   
·         Estrutura das atividades pedagógicas:
1)      Organizadas em 06 capítulos
2)      Cada capítulo é iniciado com um “texto de abertura” (conceitual)
3)      Em cada capítulo haverá uma atividade por componente curricular ¨( 1 ativ. x 10 comp. curr X 6 capítulos= 60 atividades).
4)      Cada atividade pedagógica será originada de um gênero textual

·         Exemplo de gênero para a atividade pedagógica:
“O dono da loja ligava todo dia no fim do expediente pra saber o valor total das vendas. Era uma ligação de segundos. Ele dizia boa noite, quanto foi hoje? E eu respondia. Ele agradecia e desligava. Tão educado e atarefado o patrão. Não tinha tempo pra resolver os problemas da loja por questões pessoais, explicou uma vez por email. Pediu compreensão. Preocupadas com o emprego, fazíamos tudo ao nosso alcance. As soluções do dia a dia ficavam ao nosso encargo. Não recebíamos mais por isso, mas nos sentíamos responsáveis. Aquilo lá não funcionava sem empenho de jeito nenhum [...]” (Monique Feder)
·         Economia solidária e mundo(s) do trabalho:
Conteúdos do texto de abertura e das atividades pedagógicas: Dimensões ontológicas e sociológicas do trabalho. Mudanças estruturais no capitalismo e mudanças na vida da classe trabalhadora. Desemprego e subemprego, estratégias de sobrevivência e iniciativas econômicas associativas.  Economia capitalista e economia solidária.  Princípios da economia solidária. (Manifestações da crise do capital em Niterói, São Gonçalo...Brasil, mundo).
·         Economia solidária, produção associada e  autogestão:
Conteúdos do texto de abertura e atividades pedagógicas: Economia solidária e outras formas não capitalistas de produção da vida social: indígenas, quilombolas.... Associativismo, cooperativismo e economia solidária. Autogestão do trabalho e da vida social. Propriedade individual X propriedade coletiva dos meios de produção. Trabalho assalariado X trabalho associado. Heterogestão X autogestão. (Focalizar empreendimentos da economia solidária em Niterói, São Gonçalo e outras regiões do Brasil).
·         Empreendimentos econômicos solidários:  processo de trabalho e processo educativo:
Conteúdos do texto de abertura e atividades pedagógicas: Organização do processo de trabalho. Relações entre seres humanos/natureza e a questão ambiental. Divisão e relações de trabalho: fragmentação x articulação do saber. Distribuição dos frutos do trabalho e princípios de sustentabilidade. Os trabalhadores e trabalhadoras da economia solidária e os saberes do trabalho associado: desafios da escola. O direito à educação e ao trabalho não alienado. (Focalizar Empreendimentos econômicos solidários em Niterói e São Gonçalo).
·         Mercado solidário: as feiras de troca como  aprendizagem de novas relações sociais de produção:
Conteúdo do texto de abertura e atividades pedagógicas: Mercados e feiras populares. Mercadoria-mercadoria; mercadora-dinheiro-mercadoria; D-M-D’. Moeda social. Valor de uso ; valor de troca; Mercado capitalista e mercado solidário. As feiras de troca nas escolas de Niterói e São Gonçalo; Feira do Ingá. A Feira do Bonde/UFF. Moeda Capivari (Simulação de situações de feira de trocas).
·         Finanças solidárias:  dizendo”não” à lógica do capital:
Conteúdo do texto de abertura e atividades pedagógicas: Feiras da Economia Solidária, Bancos Comunitários (Ex. Banco do Preventório; Banco de Palmas), Comércio justo, Consumo ético e solidário.  O financiamento da economia solidária.
·         Desenvolvimento local,tecnologias sociais e economia solidária:
Conteúdo do texto de abertura e atividades pedagógicas: Condições de vida e trabalho da classe trabalhadora, em especial em Niterói e São Gonçalo. Tecnologias sociais e sustentatibilidade Ver exemplos no site da RTS). Projetos de desenvolvimento local que considerem os princípios da economia solidária.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

IMPORTANTE: Leitura para a próxima aula 13/08

Professores, leituras para a oficina do dia 13/08, segue abaixo o link para ter acesso aos textos.

https://skydrive.live.com/redir.aspx?cid=e381e4dd751dbf39&resid=E381E4DD751DBF39!235

Livro: A outra Economia

• Associativismo
• Autogestão
• Cadeias produtivas solidárias
• Cooperativismo
• Desenvolvimento Local
• Economia solidária
• Finanças solidárias
• Mercado solidário
• Moeda social (1 e 2)
• Solidariedade
• Sustentabilidade

Livro: Dicionário Internacional da Outra Economia

• Associativismo
• Autogestão
• Bancos Comunitários
• Cadeias produtivas solidárias
• Comércio Justo
• Consumo solidário
• Cooperativismo
• Economia solidária
• Empreendimento econômico solidário
• Finanças solidárias
• Moeda social
• Solidariedade
• Tecnologias sociais
• Saberes do trabalho associado

Textos complementares :

• Produção associada e autogestão (Maria Clara e Lia Tiriba)
• Cultura do trabalho (Lia Tiriba)

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Professores fazem apresentações com temáticas da Economia Solidária


professores encenam para explicar o que é mercado solidário

Diferente das outras conferências, neste último sábado (6/7), a 10ª aula do curso foi uma oficina feita pelos próprios professores. Foram formados grupos de cinco pessoas e cada um recebeu um tema referente à Economia Solidária. A partir do tema, os professores tiveram que preparar uma apresentação como se estivessem na sala de aula e tivessem que explicar para os alunos da EJA.

Mercado solidário, financia solidária e banco comunitário foram alguns dos assuntos tratados nas apresentações, feitas desde cordel até teatros. O objetivo dessa atividade era poder verificar quais são as dificuldades que os professores da EJA têm para explicar determinados princípios ligados à Economia Solidária. Sérgio Castilho e Bárbara França, coordenadores do curso, comentaram durante cada apresentação o tema abordado, esclarecendo as dúvidas dos professores.


Troca tripla de livros

Durante este sábado, foi realizada também a 4ª Feira de Trocas do projeto. Tiveram trocas de blusas, livros e até de uma balança. A próxima feira do projeto será realizada pelos próprios professores da EJA no dia 3 de setembro.