segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SOLTEC/UFRJ realiza IV Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária com seminário latinoamericano



Pelo quarto ano consecutivo o Núcleo de Solidariedade Técnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SOLTEC/UFRJ) irá realizar o Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária.


O Festival é um projeto que visa ao intercâmbio entre a academia, os movimentos sociais e empreendimentos de Economia Solidária de todo o Brasil. Assim como nas primeiras edições do evento, haverá os espaços Trocas Culturais, Feira de Economia Solidária e Mostra de Tecnologias Sociais.

Para as Trocas Culturais, contamos com apresentações nos campos da música, dança, teatro, vídeo e fotografia, de grupos internos e externos à Universidade.

Na Feira e na Mostra, contamos com experiências de todo o Brasil.

Nesta edição do evento, será realizado ainda o seminário A Economia Solidária na América Latina – Realidades Nacionais e Políticas Públicas, em parceria com a Rede de Investigadores Latino Americanos em Economia Social e Solidária (RILESS) e a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES).

E para discutir esse assunto foram convidados especialistas em Economia Solidária de diversos países latinoamericanos, além de representantes dos governos dos países vizinhos. Entre a lista dos palestrantes, comentadores e expositores figuram nomes como Paul Singer, Secretário Nacional de Economia Solidária, e Álvaro Garcia Linera, vice-presidente da Bolívia.

Mais sobre o Festival

O evento funciona como uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo em que convida a população a conhecer a universidade, oferece oportunidade para que alunos, professores e técnicos conheçam outras formas de geração de conhecimento produzidas pelos setores populares.

As inscrições para os participantes do evento serão abertas no dia 6 de outubro e toda a programação é gratuita e aberta ao público. O Festival acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de outubro no Centro de Tecnologia da UFRJ, Cidade Universitária.

Os empreendimentos interessados em expor no Festival podem enviar e-mail para: comunicacao_soltec@yahoo.com.br

Data: 26 a 28 de outubro de 2011

Inscrições: a partir de 6 de outubro pelo site www.soltec.ufrj.br/4festival

Endereço: Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Bloco A, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro – RJ (Centro de Tecnologia da Cidade Universitária da UFRJ).





Fonte: Núcleo Comunicação SOLTEC UFRJ

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Última aula do projeto emociona professores, coordenadores e bolsistas

Professores, coordenadores e bolsistas no último do curso


Em clima de festa e de choradeira, o último dia do projeto deixará saudades em todas as pessoas que fizeram parte deste curso. No sábado (1/10), foi realizada a última aula, que na verdade foi mais uma despedida e um momento de reflexão, chamado de: “E agora, José?”. Participaram da mesa de abertura as coordenadoras do projeto Bárbara França e Lia Tiriba; e as coordenadoras da EJA de Niterói e São Gonçalo, Ana Cristina Magalhães e Eliane Oliveira, respectivamente.

Com o objetivo de fazer os professores refletirem, foram exibidos trechos dos filmes “De la servidumbre moderna” (assista ao vídeo) e “Pontos fixos: estratégias de comercialização solidária” (assista ao vídeo). O primeiro mostra como o capitalismo deixa as pessoas alienadas, ao ponto de escravizar os homens. Em oposição e em resposta à exploração capitalista, o segundo filme aponta como solução a Economia Solidária. Por meio de fantoches, o curta-metragem exemplifica como seria uma sociedade baseada na Economia Solidária.
 
Segundo Ana Cristina, foi através do curso que ela aprendeu o que é Economia Solidária: “Digamos que eu era uma analfabeta em Economia Solidária e agora já sou alfabetizada no assunto, mas ainda tenho muito que aprender sobre a EcoSol”.

Emocionada, Bárbara pediu aos professores para refletirem sobre o papel do docente na sala de aula, que, segundo ela, é o de serem construtores de consciência, mostrando que não existe somente o mundo capitalista.

No final, os professores, coordenadores e os bolsistas fizeram uma grande roda ao som da música “Alegria, alegria” de Caetano Veloso. E ainda teve uma confraternização para se despedir da mesma forma que começou: em clima de festa.