quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Universidade Federal Fluminense - UFF
Incubadora de Empreendimentos da Economia Solidária - IEES                                           Projeto Ações de apoio à educação de jovens e adultos trabalhadores em articulação com a economia solidária
Coordenação: Prof. Dr. Sérgio Castilho (Depto de Sociologia/UFF)

Curso de Extensão
ECONOMIA SOLIDÁRIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS
E ADULTOS TRABALHADORES

1.Ementa
  Educação de jovens e adultos e economia solidária. A economia solidária como forma de organização econômica e social. Economia capitalista e economia solidária Comércio justo, consumo ético e desenvolvimento local. Educação de jovens e adultos como educação de trabalhadores. Relações entre trabalho e educação, projetos educativos e projetos societários. A economia solidária como ato pedagógico e as dimensões educativas do trabalho associado. Componentes curriculares e interdisciplinariedade em educação de jovens e adultos e economia solidária. Pesquisa e produção de material pedagógico que articule  EJA e EcoSol.
2. Objetivos   
2.1 Objetivo geral
O objetivo geral do projeto é desenvolver junto às escolas públicas das redes municipais de educação de Niterói e São Gonçalo, ações de cunho político- pedagógico que contribuam para articular saberes e práticas de Educação de Jovens e Adultos- EJA e de Economia Solidária. Ao eleger o trabalho associado como princípio educativo, busca-se fortalecer os laços entre EJA/Ecosol no âmbito do currículo escolar e das relações entre escola e comunidade.
Para tal serão envolvidos diversos atores que interagem com a EJA e/ou a ECOSOL: professores e estudantes/trabalhadores de EJA, coordenadores, gestores públicos, membros dos Fóruns Estaduais e dos comitês locais do FORUMEJA e de Economia Solidária trabalhadores de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) e participantes da economia popular que se interessem pela economia solidária. Tais atores serão envolvidos a partir da Rede de escolas públicas dos municípios de Niterói e São Gonçalo e dos territórios atendidos por essas escolas. Informações preliminares obtidas em visitas às Secretarias de Educação de Niterói e de São Gonçalo indicam a existência de cerca de cento cinqüenta professores (150) de educação de jovens e adultos no sistema público do primeiro município e trezentos e noventa (390) no segundo.
Em síntese, o projeto Ações de Apoio à Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores em Articulação com a Economia Solidária pretende atingir diretamente nas suas atividades de formação teórico/conceitual e práticas cerca de 250 sujeitos de Eja/Ecosol, a saber:  Duzentos (200) professores de EJA da rede pública municipal de São Gonçalo  e Niterói  e 50  pessoas dentre coordenadores e gestores públicos,  membros dos Fóruns EJA, e de economia solidária de Niterói e estadual além de interessados, nas comunidades situados nos entorno das escolas públicas.
.
2.2. Objetivos específicos:
 - Apresentar aos professores, estudantes, coordenadores, gestores públicos, e grupos das comunidades locais, potencialmente usuários da Educação de Jovens e Adultos (EJA) conteúdos introdutórios relativos à economia solidária (ECOSOL) – em processos de formação-ação - que potencializem a construção de novas estratégias associativas de trabalho, renda e de criação de laços de solidariedade;
-  Promover a articulação da EJA com a Economia Solidária por meio da participação  Fóruns de representação existentes (FORUMEJA, Fórum de Economia Solidária) e em atividades de diversas práticas/manifestações da Economia .
            - Estimular a produção de material pedagógico-formativo e material de apoio didático que potencialize a interface entre EJA e ECOSOL, direcionando-o a formação de professores, trabalhadores/estudantes, coordenadores, gestores públicos e grupos potencialmente usuários da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

3. Carga horária 
60 Horas-aula, sendo 40 horas teóricas e 20 horas práticas. 

4. Metodologia e avaliação: 
O curso teórico será dividido em três momentos.  No primeiro, os alunos assistirão  a uma conferência sobre o tema/conteúdo previsto no programa, cujo objetivo principal é  transmitir informações capazes de proporcionar reflexões  críticas. Em seguida, serão divididos em salas de aula, onde, com a participação dos coordenadores e de monitores-bolsistas, serão estimulados a trazerem para o debate, tanto  suas dúvidas  como suas  experiências de vida pessoal e de sala de aula. Por último, apresentarão síntese coletiva do dia de trabalho.
Este debate será registrado  em voz e imagem pelos monitores-bolsistas e farão parte do conteúdo do Material Didático, em elaboração.
As quatro aulas práticas serão  participações em atividades  de manifestação da economia solidária, tais como: participação em Feiras de Trocas, Projeto de constituição de Bancos Comunitários, visita à empreendimentos autogestionários, visita em reunião do Fórum Popular de Cooperativismo do Rio de Janeiro, Oficina de Prática de Pesquisa para elaboração de Material Didático.
Avaliação: Será cobrado participação em 75% das aulas dadas e das atividades realizadas, para obtenção do certificado. Os alunos deverão, ao final da formação, apresentar uma resenha critica do curso com sugestões para elaboração do Material Pedagógico, bem como suas reflexões sobre a possibilidade de incorporação dos conteúdos apresentados no curso, dentro de suas salas de aula e na comunidade do entorno da escola.

5. Programa de Curso
*Pode haver alteração quanto a presença de alguns docentes.
PARTE I – Referências teórico-metodológicas
1a aula. 19/03/2011 -  Abertura , conferência  e apresentação do Projeto ‘Ações de apoio a educação de jovens e adultos trabalhadores em articulação com a economia solidária’.
-Mesa de Abertura : Convidados : Diretor do ICFH/UFF.  Secretarias de Educação de Niterói e São Gonçalo, Coordenadores de EJA dos municípios.
-Conferência : Maria Clara Bueno Ficher « Economia Solidaria e Educação de Jovens e Adultos  Trabalhadores».
-Apresentação do Projeto : Profs. Sérgio Castilho, Bárbara França e Lia Tiriba.
2a aula. 02/04/2011 -  Economia solidária e educação : um inicio de conversa.
Profs. Sérgio Castilho, Bárbara França e Lia Tiriba
Introdução geral ao tema. As múltiplas manifestações da economia solidária. A economia solidária como forma de organização econômica e social. A economia solidária como ato pedagógico. O desafio de articular EJA e economia solidária.

3a aula. 16/04/2011-  Mudanças no mundo do trabalho:  educação para que trabalho? 
Profa. Sonia Rummert  
Reestruturação produtiva, crise do trabalho assalariado e flexibilização das relações entre capital e trabalho. Estratégias de trabalho e sobrevivência.  As relações entre trabalho e educação. Projetos educativos na perspectiva do trabalho e do capital. Desafios da educação/formação em economia solidária

4a aula. 30/04/2011. Cooperativismo e  autogestão do trabalho e da vida social.
 Prof. Cláudio Nascimento.
História do cooperativismo e sindicalismo na Europa e no Brasil. As Experiências históricas de autogestão. O movimento operário e suas transformações. Fazeres e saberes sobre o mundo do trabalho. Pedagogia da autogestão e autogestão  pedagógica.

5a aula. 14/05/2011. Educação de jovens e adultos como educação de trabalhadores
Prof. Dra. Jaqueline Ventura
A história da educação de jovens e adultos. Análise dos materiais pedagógicos de EJA Elementos para a produção de material pedagógico que articule EJA e economia solidária: o trabalho  (associado) como principio educativo.

6a aula. 28/05/2011 : Economia capitalista,  economia solidária e  produção de saberes.
 Profs. Drs.  Bárbara França e  Henrique Novaes
Novas relações de trabalho, novas formas de organização da produção, novas sociabilidades. Saberes do trabalho associado e a  apropriação do conhecimento científico e tecnológico..

7a aula. 11/06/2011. Comércio justo, consumo ético  e educação : alternativas para o desenvolvimento local .
 Prof. Dr Armando ou Farid Eid
Novas estratégias de desenvolvimento : a experiências deda rede de Bancos Comunitarios. Crescimento e sustentatibilidade. Comércio justo e consumoo ético : princípios e práticas. As dimensões educativas das práticas solidárias.

8a aula.  18/06/2011. Os trabalhadores e a escola como território de articulação EJA / Ecosol
Profa. Dra. Sonia Rummert
 Mundos do trabalho e educação básica e profissional de jovens e adultos trabalhadores. As dimensões educativas do trabalho associado. O território da escola e as possibilidades de articulação EJA e  Eco Sol.

9a aula. 09/07/2011. Educação de jovens e adultos e o trabalho associado: elementos para produção de material pedagógico.
Profa. Dra. Maria Clara Bueno Fischer
Manifestações da economia popular solidária na escola. Componentes curriculares, interdisciplinaridade e articulação Eja/Ecosol.  

10a aula. 06/08/2010. EJA e EcoSol : e agora, José ?
Profs. Drs. Sérgio Castilho, Bárbara França e Lia Tiriba
 Possibilidades de articulação entre EJA e Ecosol. Limites e possibilidades da economia solidária no Brasil. A economia solidária na prática. Avaliação do curso e planejamento das atividades práticas e de pesquisa. 
                                                                                                  

  PARTE II – Questões praticas e de pesquisa

11a aula. 13/08/2011. Planejamento e execução de uma Feira de Trocas Solidária.

12a aula. 20/08/2011 : Oficina de prática de pesquisa 1.
Apresentação de registro de experiência de um EES ou um empreendimento econômico popular. (Registro do histórico, atividades e relações econômico-sociais)

13a aula. 03/09/2011: Oficina de produção de materiais pedagógicos
 Profa. Dra. Lia Tiriba.
Elaboração de atividades pedagógicas. Articulação dos componentes curriculares Eja à Economia Solidária.

14a aula. 17/09/2011. Oficina de prática de pesquisa 2.
Apresentação de registro de experiência de um EES ou um empreendimento econômico popular. (Registro do histórico, atividades e relações econômico-sociais).



Bibliografia

ANTEAG. Autogestão e economia solidária – uma nova metodologia, 3º Vol. Brasília, Editora Anteag, 2008.
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho? Ensaios sobre as Metamorfoses e a Centralidade do mundo do trabalho. Campinas, SP : Cortez, 1995.
ARAUJO, M.T. In: Campilongo, C., Pressburger, M. Coleção “seminários” nº 15 Discutindo a assessoria popular, Rio de Janeiro: AJUP/FASE, 1991.
BRASIL, Ministério do Trabalho e Emprego/Secretaria Nacional de Economia Solidária. I Oficina Nacional de Formação em Economia Solidária. Brasília, 2006.
CATTANI, A.D. (org). A outra economia. Porto Alegre: Veraz  Editores, 2003.
CONAES - I Conferência Nacional de Economia Solidária. “Documento final: Economia Solidária como Estratégia e Política de Desenvolvimento”, Brasília, (26 a 29/06/ 2006).
EID, Farid. Análise dos processos de formação de incubadoras universitárias da Unitrabalho e metodologia de incubação de empreendimentos da economia solidária. In Tiriba, Lia e Picanço. Arquitetos, abelhas e outros tecelões da economia popular solidária. Aparecida/SP: Idéias e Letras, 2004, p. 167-188.
ECONOMIA SOLIDÁRIA E TRABALHO, in Coleção Cadernos EJA. http://www.unitrabalho.org.br/.  (consultado em dezembro 2010).
 FÁVERO, Osmar. Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos no Brasil – de 1947 a 1966. Revista Cultural. Nov. 2003.
FBES – Fórum Brasileiro de Economia Solidária. (2007) “Caderno de Aprofundamento aos Debates” e “Relação de Deliberações do Movimento de Economia Solidária”, subsídio à IV Plenária Nacional de Economia Solidária, novembro de 2007. (http://www.fbes.org.br/: acessado em 16/01/2008).
FISCHER, M. C. B. . Notas sobre saberes da experiência e a constituição de empreendimentos econômicos solidários. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 40, n. 164, p. 139-151, 2004.
FISCHER, Maria Clara Bueno; TIRIBA, Lia. Saberes do trabalho associado. In: CATTANI, Antonio David; LAVILLE, Jean-Louis; GAIGER, Luiz Inácio; HESPANHA, Pedro. Dicionário Internacional da Outra Economia. São Paulo/Coimbra: Almedina Brasil Ltda; Edições Almedina S A. 2009, p. 293-298.

FRANÇA, B. H. ; BARBOSA, Érica ; CASTRO, Rafaelle e SANTOS, Rodrigo. Guia de Economia Solidária ou porque não organizar cooperativas para populações carentes. Rio de Janeiro: EdUFF, 2008.

 FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 9ªed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.
_________ Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1975
GUILLERM, Alan & BOURDET, Yvon. Autogestão: uma mudança radical. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1976.
LAVILLE, Jean-Louis (2007). Economie Solidair e- Une perspective internationale.
Hachette Litératures, Paris , 2007, pág 68.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
NASCIMENTO, Cláudio. Do Beco dos Sapos aos Canaviais de Catende (autogestão, socialismo e poder popular). Brasília: 2009 . Mimeo.
____________ Paixões pedagógicas. 2010, mimeo

NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. Porto Alegra: Artes Médicas, 1992
NOVAES, H., T. Para além da apropriação dos meios de produção? O processo deadequação  sócio-técnica em fábricas recuperadas. Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, 2005.
RUMMERT, Sonia. Desafios teórico-metodológicoso da educação de jovens e adultos trabalhadores. In CANÁRIO, R.; RUMMERT, S. (0rg) Mundos do traba
SCHMIDT, Derli & PERIUS, Vergílio (2003). Cooperativismo e Cooperativa. In: CATTANI, A. D. (org.). A outra economia. Porto Alegre, Veras Editores.
SENAES/MTE - Secretaria Nacional de economia Solidária. Mapeamento da Economia Solidária no Brasil, realizados nos anos 2005 e 2007.
_____________Atlas da Economia Solidária no Brasil 2005. Brasília: MTE, SENAES, 2006.
SINGER, Paul (1998) Uma Utopia Militante: repensando o socialismo. Petrópolis, Ed.Vozes.
_________ (2002). Introdução à Economia Solidária. São Paulo, Ed. Fundação Perseu Abramo.
_________ (2004). É possível levar o desenvolvimento a comunidades pobres? Texto para          discussão. SENAES, Brasília.
________ SINGER, Paul e SOUZA, André Ricardo de (orgs.). A Economia Solidária no Brasil – A autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo, Ed. Contexto, 2000.
TIRIBA, Lia ; PICANÇO, Iracy . Trabalho e educação: arquitetos, abelhas e outros tecelões da economia popular solidária. Aparecida: Idéias e Letras, 2004.
__________. Processo de trabalho e processo educativo: notas sobre o ‘período de ouro’ da educação de adultos e Portugal. In  CANÁRIO, Rui; RUMMERT, Sonia. (Org.). Mundos do trabalho e aprendizagem. 1 ed. Lisboa: Educa, 2009, v. 14, p. 155-172.
__________ Os trabalhadores e a escola : de olho nas culturas do trabalho. Rio de Janeiro, 2011 (no prelo)
VENTURA, Jaqueline. Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores no Brasil: Revendo alguns marcos históricos. Artigo disponível em http://www.uff.br/ejatrabalhadores/artigo-01.htm  
lho e aprendizagem. Lisboa: Educa, 2009, p.29-43.
 RUMMERT, Sonia Maria. A educação de jovens e adultos trabalhadores brasileiros no século XXI. O “novo” que reitera a antiga destituição de direitos. In Cadernos Sísifo 4; Lisboa: Educa/ Unidade de I&D de Ciências e Educação, 2007, p.57-86