Cronograma 120h

 Ministério da Educação – MEC
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD
Universidade Federal Fluminense - UFF
Incubadora de Empreendimentos em Economia Solidária – IEES/UFF
Projeto: Ações de Apoio à Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores em Articulação com a Economia Solidária
Coordenação Geral: Prof. Dr. Sérgio Castilho (Depto. de Sociologia/UFF)
Coordenação de pesquisa e material pedagógico: Profª.Drª. Bárbara França/
 Prof.ª Dr.ª Lia Tiriba e Mª. Érica Barbosa


                                                             Curso de Extensão
 Ações de apoio à Educação de Jovens e Adultos trabalhadores em articulação com a Economia Solidária

O curso permite que o(a)s aluno(a)s optem por receber um dos dois certificados de Curso de Extensão : I) em Educação de Jovens e Adultos e m articulação com a Economia Solidária – sessenta (60) horas ; II)  em Educação de Jovens e Adultos em articulação com a  Economia Solidária – cento e vinte (120) horas

 I – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ARTICULAÇÃO COM A ECONOMIA SOLIDARIA – 
                                                           SESSENTA (60) HORAS

1) Exigência da freqüência mínima de 75% de presença (três faltas) ;
e
2) Um Trabalho de Conclusão de Curso. O  (TCC) deverá ser entregue até a data limite de 21/10/2011 (entre 14 :00 e 17 :30) na Coordenação Geral, impresso.Poderá ser realizado em grupos de até três pessoas. O TCC deverá ainda : a) ter entre 15 e 25 páginas, no formato Times New Roman, espaço um e meio (1/2), seguindo as regras da ABNT. O TCC deverá ser uma resenha crítica do curso com sugestões para o material pedagógico e de como implantar em sala de aula o que foi passado durante os 06 meses do projeto.

OBS : O(a)s aluno(a)s que completarem essas atividades receberão um Certificado de Conclusão de Curso de Extensão em Educação de Jovens e Adultos em articulação com a  Economia Solidária (60hs).


II – EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ARTICULAÇÃO COM A  ECONOMIA SOLIDARIA – 
CENTO E VINTE (120) HORAS 

A) OBRIGATÓRIOS (100 horas) :
1) Exigência da freqüência mínima de 75% de presença (três faltas) ;
e
2) O Trabalho de Conclusão de Curso. O (TCC) deverá ser entregue até 21/10/2011 (entre 14 :00 e 18 :00) , e poderá ser realizado em grupos de até três (3) pessoas. O TCC deverá  : a) ter entre 15 e 25 páginas, no formato Times New Roman, espaço um e meio (1/2), seguindo as regras da ABNT.  O TCC deverá ser uma resenha crítica do curso com sugestões para o material pedagógico e de como implantar em sala de aula o que foi passado durante os 06 meses do projeto;
e
3) Produção de três (3) atividades pedagógicas tendo em conta os roteiros que estão em anexo (Anexo1). Valerão no total  20 horas.
e
4) Identificar manifestações da economia solidária e  outras iniciativas econômicas associativas nas  comunidades onde trabalham e onde moram. Total de 20 horas, entregues até 20 de agosto.

B) OPCIONAIS ATÉ COMPLETAR MAIS  VINTE (20) HORAS :

 5) Dois relatórios relativos às Oficinas da segunda parte do curso. Cada relatório individual, valerá cinco (05) horas, perfazendo um total de dez (10) horas. Esses relatórios deverão ter entre três e cinco páginas, seguindo as mesmas especificações técnicas do texto do TCC. As datas para a entrega desses relatórios são: 1ª: 20/08; 2ª: 03/09.
6) Fichamentos dos textos contidos no CD entregue aos alunos. Cada dois fichamentos valerão cinco(05) horas, podendo chegar até um total de dez (10) horas aulas.  Os fichamentos serão individuais e devem seguir as mesmas especificações do texto do TCC.As datas para a entrega desses relatórios são: 1ª: 20/08; 2ª:03/09.
OBS: O(a)s aluno(a)s que completarem as atividades de I  e completarem mais sessenta (60)receberão um Certificado de Conclusão de Curso de Extensão em Educação de Jovens e Adultos em articulação com a  Economia Solidária (120hs).




ANEXO 1-
Três (3) ATIVIDADES  (para o Material Pedagógico) que serão desenvolvidas pelo professor (aluno do Curso EJA ECOSOL) com seus alunos estudantes de EJA.
Atividades 1 e 2 deverão ser entregues até dia 11 de junho.
Atividade 3, deverá ser entregue até dia 9 de julho.
ATIVIDADE 1: Prosas e poesias
Sugerir que em pequenos grupos, os estudantes elejam um dos temas abaixo para redação de prosa ou poesia:
·         O trabalho nosso de cada dia.
·         A vida como ela é... a vida como poderia ser
·         Trabalhar para viver ou viver para trabalhar?
·         E se a gente se juntasse para trabalhar? Como ia ser?
·         Outro mundo é possível?


ATIVIDADE 2: Trabalhando com jovens e adultos no plano das representações e conceitos.

  1. Solicitar aos estudantes de EJA que, individualmente,  redijam uma ou duas frases que complementem a seguinte idéia:
            Para mim, autogestão é.........
  1. Em seguida, os estudantes se reúnem em grupo para discutir o que escreveram.
  2. Cada um dos grupos, complementa a frase:
Para nós, autogestão é........
  1. Os grupos lêem em voz alta os resultados do trabalho / Comentários do professor.

ATIVIDADE 3: Produção de atividade para material pedagógico (componente curricular:..............)

Nas duas primeiras atividades: a). O professor recolhe os textos individuais e/ou em grupos (com a letra dos alunos), fotocópia e entrega para a coordenação do curso até o prazo previsto ; b) No material entregue deve conter o nome do professor, escola, município, turma e nome dos alunos;  c) Para desenvolver essa atividade, sugerimos que os professores consultem a bibliografia indicada pelo curso e/ou busquem outros referenciais; d) O desenvolvimento das três atividades valerá 20 horas-aula na carga horária total do curso.
IEES / Curso de ,,,,,,,,,,,,,,,...........  /.......

Atividade Pedagógica III : Ensaiando a articulação EjaEcosol

Objetivo geral: Contribuir na produção de material pedagógico que articule  as disciplinas/ componentes curriculares de EJA aos fundamentos teóricos e práticos da Economia Solidária.

Objetivo específico: tendo em conta os conteúdos/matérias dos Componentes Curriculares de EJA, registrar/explicitar uma atividade pedagógica que foi desenvolvida junto à trabalhadores/estudantes aos quais você teve acesso.

Orientações quanto aos procedimentos metodológicos:
      1.       Considerando o caráter interdisciplinar  dos processos de produção de conhecimentos, os professores/educadores deverão eleger apenas um (01) Componente Curricular de EJA, a saber: História, Geografia, Ciência (Química, Física e Ciências Biológicas), Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês), Artes, Matemática e Orientação Profissional.
       2.       Quanto aos participantes do Curso EjaEcosol que, comumente, não desenvolvem atividades em sala de aula, sugerimos que procurem viver essa experiência. Para isso, será preciso articular-se com algum dos professores que participam do Curso Eja/Ecosol. (Vale a pena conhecer a escola pública!!!)
      3.       Lembrar que, conforme os princípios da educação/formação em economia solidária (ver nosso blog), os processos educativos se fundamentam na crítica à economia capitalista e, ao mesmo tempo, anunciam uma “outra economia”. 
      4.       Sugestão de temas e conteúdos de Economia Solidária que podem ser trabalhadores, considerando as particularidades dos diversos conteúdos de cada um dos diversos Componentes Curriculares:
- Trabalho assalariado X trabalho associado
- Organização/divisão do trabalho
- Relações de trabalho
- Relações de troca
- Comércio justo
- Consumo ético e responsável
- Divisão dos frutos do trabalho (critérios para socialização das riquezas)
- Cooperativa / Cooperativismo
- Feira de trocas
- Mercado solidário
- Redes solidárias
- Economia capitalista / Economia solidária
- Sustentabilidade ambiental
- Desenvolvimento local
- Empreendimentos econômico-solidários
- Iniciativas econômicas associativas
- etc, etc, etc.
 5. As atividades devem conter: a) título da atividade; b) componente curricular; c) objetivos; d) procedimentos metodológicos (passo a passo); e) avaliação.
             6. O material entregue à coordenação do curso Eja/Ecosol conterá o nome do professor, escola, município, turma e nome dos alunos que desenvolveram a atividade.

              7. Para desenvolver o conteúdo da atividade, sugerimos as anotações feitas durantes as conferências e oficinas, bem como  bibliografia indicada e outras..
              8. O desenvolvimento das 3 atividades valerá 20 horas-aula na carga horária total do curso.
              9.  Prazo de entrega:   9 de julho


ANEXO 2- ROTEIRO DE ENTREVISTA  de EMPREENDIMENTOS E OUTRAS ATIVIDADES ASSOCIATIVAS

A) Identificação

1. Nome da iniciativa associativa e/ou empreendimento econômico coletivo:
2. O que fazem/produzem/realizam estas pessoas?
3. Responsável e cargo:
4. Endereço completo e telefone:
5. Nome do entrevistador:
6. Nome do entrevistado:
7. Data da entrevista:

(Atenção: escutar mais e falar menos. Descobrir o que não foi dito)

B) Histórico

1.    Como foi formada esta  atividade? Em que ano?
2.    Quem  propôs e porque?
3.    Havia conhecimento  anterior entre as pessoas? Afinidades  profissionais?  Alunos de uma mesma escola? Amizade?
4.    Quantos eram os fundadores?
5.    Escolaridade, idade, profissões anteriores dos fundadores
6.    Tinham participação em  algum movimentos social ? (Sindicato, Associação de Moradores, etc?)

C) Características da atividade
1.    Tipo de organização: (cooperativa legalizada ou não, grupo de produção, associação,  feira de produtores ou de trocas, empreendimento familiar, etc)
2.    Todos trabalham nesta atividade?
3.    Os instrumentos de trabalho e outros bens pertencem a todos, igualmente? Ou cada um tem o seu? (carro, máquina de costura,  objetos para o artesanato, etc).
4.    Tem diretores eleitos? Quantos são? Eles ganham? Eles trabalham na atividade?
5.    Realiza reuniões para decisões coletivas? Quando?
6.    Todos ganham a mesma coisa? Se não, por que a diferença das retiradas? Quem decidiu isso?
7.    As pessoas ganham salário?
8.    Qual a proposta deste grupo? Existe alguma proposta de modificação de vida e valores de vida?
9.    Outras observações e avaliação feita pelo entrevistador, sobre esta atividade.