quarta-feira, 6 de abril de 2011

Coordenadores do projeto ministram aula sobre os princípios da Economia Solidária


Ao fundo: Lia Tiriba e Sérgio Castilho na conferência
Depois da primeira conferência sobre a articulação da Economia Solidária e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), chegou a vez dos alunos saberem sobre os princípios da Economia Solidária e quais são as suas manifestações. Para introduzir essas questões, os professores coordenadores do projeto Sérgio Castilho e Lia Tiriba ministraram a aula neste último sábado (2). A conferência foi realizada no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF.

Castilho introduzindo os princípios da Economia Solidária


Tiriba e Castilho falaram dos desafios da EJA e a Economia Solidária em desvelar o mundo do trabalho existente em sala de aula; reconhecer as iniciativas econômicas associativas (iniciativas entre amigos, familiares e sociedade); e apresentar o mundo da economia solidária como parte integrante de um projeto societário que se contraponha ao sistema capitalista.


Tiriba e ao fundo  imagem do quadro "Operário" da modernista

Com a imagem do quadro “Operário” da Tarsila do Amaral, Tiriba disse que a arte da artista modernista é atual por retratar os operários das fábricas e relaciona as faces a dos trabalhadores que frequentam as salas de EJA. Para Tiriba, a escola tem o papel fundamental de atuar na formação dos trabalhadores e disseminar os princípios da Economia Solidária “transformar os saberes do trabalho assalariado em saberes produtivos para o trabalho associado” – disse.


Mulheres da Oficina do Pão: Maria da Penha, Gisele de Paula, Maria José e Terezinha Araújo
A Economia Solidária se fez presente na prática durante o intervalo com a participação do grupo produtivo Oficina do Pão. Formado por quatro mulheres, o grupo de Duque de Caxias produz e comercializa, há 12 anos, pães e salgados baseado na autogestão.
Após a conferência, os alunos participaram de uma dinâmica de grupo, na qual uma das atividades era responder a seguinte pergunta: O que tem de educativo na Economia Solidária? Uma das questões abordadas pelos grupos é que a Economia Solidária é educativa por despertar nas pessoas o sentimento de solidariedade e por minimizar o individualismo.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário