terça-feira, 4 de outubro de 2011

Última aula do projeto emociona professores, coordenadores e bolsistas

Professores, coordenadores e bolsistas no último do curso


Em clima de festa e de choradeira, o último dia do projeto deixará saudades em todas as pessoas que fizeram parte deste curso. No sábado (1/10), foi realizada a última aula, que na verdade foi mais uma despedida e um momento de reflexão, chamado de: “E agora, José?”. Participaram da mesa de abertura as coordenadoras do projeto Bárbara França e Lia Tiriba; e as coordenadoras da EJA de Niterói e São Gonçalo, Ana Cristina Magalhães e Eliane Oliveira, respectivamente.

Com o objetivo de fazer os professores refletirem, foram exibidos trechos dos filmes “De la servidumbre moderna” (assista ao vídeo) e “Pontos fixos: estratégias de comercialização solidária” (assista ao vídeo). O primeiro mostra como o capitalismo deixa as pessoas alienadas, ao ponto de escravizar os homens. Em oposição e em resposta à exploração capitalista, o segundo filme aponta como solução a Economia Solidária. Por meio de fantoches, o curta-metragem exemplifica como seria uma sociedade baseada na Economia Solidária.
 
Segundo Ana Cristina, foi através do curso que ela aprendeu o que é Economia Solidária: “Digamos que eu era uma analfabeta em Economia Solidária e agora já sou alfabetizada no assunto, mas ainda tenho muito que aprender sobre a EcoSol”.

Emocionada, Bárbara pediu aos professores para refletirem sobre o papel do docente na sala de aula, que, segundo ela, é o de serem construtores de consciência, mostrando que não existe somente o mundo capitalista.

No final, os professores, coordenadores e os bolsistas fizeram uma grande roda ao som da música “Alegria, alegria” de Caetano Veloso. E ainda teve uma confraternização para se despedir da mesma forma que começou: em clima de festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário