segunda-feira, 20 de junho de 2011

Professores falam sobre empreendimentos econômicos solidários

Professora Bárbara França fala sobre o que é Economia Solidária
Rodrigo Santos, doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), participou, neste último sábado (18), da conferência junto com a coordenadora do projeto doutora Bárbara França. Os professores debateram sobre o livro: “Guia de Economia Solidária: quando e como organizar cooperativas, desafios, metodologia de incubação, experiência da Incubadora UFF/Unitrabalho”, do qual são autores.

Bárbara França introduziu sobre o que é Economia Solidária e quais são os empreendimentos baseados nessa economia. Segundo a doutora, quando há hierarquia entre os diretores e trabalhadores, o empreendimento é baseado no capitalismo: “No caso da produção familiar, há uma forma de subordinação, por isso, não faz parte da Economia Solidária”.


Para se constituir um empreendimento econômico solidário, segundo Rodrigo, é preciso que se tenha demanda; uma equipe de assessores bem formados e quando o empreendedorismo não é eficaz. “Antes que seja criado o empreendimento, os assessores precisam conhecer a população local, a realidade social dessas pessoas e os seus desejos”, disse Rodrigo. Para o professor, a formalização deve ser um passo posterior a criação do empreendimento.

Rodrigo Santos fala de quando se deve criar empreedimentos baseados na Economia Solidária

Os professores ainda explicaram sobre o que é comércio justo. De acordo com o Guia de Economia Solidária, é quando as relações de assistência são substituídas por relações de solidariedade em nível de intercâmbio econômico. Desde a primeira iniciativa do comércio justo na Holanda, em 1988, os desafios para o seu desenvolvimento são os mesmos: superação do esquema tradicional do comércio internacional; revalorização dos mercados locais; e ampliação da variedade dos produtos. “Nossa maneira de ajudar é comprando os produtos do comércio justo”, disse Bárbara.



Nenhum comentário:

Postar um comentário