quinta-feira, 9 de junho de 2011

Atividade para 9 de julho - OBRIGATÓRIO para às 120 horas


ATIVIDADE 3: Produção de atividade para material pedagógico (componente curricular)

Nas duas primeiras atividades: a). O professor recolhe os textos individuais e/ou em grupos (com a letra dos alunos), fotocópia e entrega para a coordenação do curso até o prazo previsto ; b) No material entregue deve conter o nome do professor, escola, município, turma e nome dos alunos;  c) Para desenvolver essa atividade, sugerimos que os professores consultem a bibliografia indicada pelo curso e/ou busquem outros referenciais; d) O desenvolvimento das três atividades valerá 20 horas-aula na carga horária total do curso.
IEES / Curso de ,,,,,,,,,,,,,,,...........  /.......


Atividade Pedagógica III : Ensaiando a articulação EjaEcosol

Objetivo geral: Contribuir na produção de material pedagógico que articule  as disciplinas/ componentes curriculares de EJA aos fundamentos teóricos e práticos da Economia Solidária.

Objetivo específico: tendo em conta os conteúdos/matérias dos Componentes Curriculares de EJA, registrar/explicitar uma atividade pedagógica que foi desenvolvida junto à trabalhadores/estudantes aos quais você teve acesso.

Orientações quanto aos procedimentos metodológicos: 

    1.      Considerando o caráter interdisciplinar  dos processos de produção de conhecimentos, os professores/educadores deverão eleger apenas um (01) Componente Curricular de EJA, a saber: História, Geografia, Ciência (Química, Física e Ciências Biológicas), Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês), Artes, Matemática e Orientação Profissional.

    2.      Quanto aos participantes do Curso EjaEcosol que, comumente, não desenvolvem atividades em sala de aula, sugerimos que procurem viver essa experiência. Para isso, será preciso articular-se com algum dos professores que participam do Curso Eja/Ecosol. (Vale a pena conhecer a escola pública!!!)

   3.      Lembrar que, conforme os princípios da educação/formação em economia solidária (ver nosso blog), os processos educativos se fundamentam na crítica à economia capitalista e, ao mesmo tempo, anunciam uma “outra economia”. 

    4.      Sugestão de temas e conteúdos de Economia Solidária que podem ser trabalhadores, considerando as particularidades dos diversos conteúdos de cada um dos diversos Componentes Curriculares:
- Trabalho assalariado X trabalho associado
- Organização/divisão do trabalho
- Relações de trabalho
- Relações de troca
- Comércio justo
- Consumo ético e responsável
- Divisão dos frutos do trabalho (critérios para socialização das riquezas)
- Cooperativa / Cooperativismo
- Feira de trocas
- Mercado solidário
- Redes solidárias
- Economia capitalista / Economia solidária
- Sustentabilidade ambiental
- Desenvolvimento local
- Empreendimentos econômico-solidários
- Iniciativas econômicas associativas
- Tecnologias Sociais
  
5. As atividades devem conter: a) título da atividade; b) componente curricular; c) objetivos; d) procedimentos metodológicos (passo a passo); e) avaliação.
         
           6. O material entregue à coordenação do curso Eja/Ecosol conterá o nome do professor, escola, município, turma e nome dos alunos que desenvolveram a atividade.

           7. Para desenvolver o conteúdo da atividade, sugerimos as anotações feitas durantes as conferências e oficinas, bem como  bibliografia indicada e outras..
           
           8. O desenvolvimento das 3 atividades valerá 20 horas-aula na carga horária total do curso.

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