domingo, 14 de agosto de 2011

Estruturação do Material Pedagógico



EjaEcosol - Material Pedagógico:
O trabalho associado e autogestionário como princípio educativo na Educação de Jovens  e Adultos trabalhadores.
·         Temas/conceitos do material pedagógico:
1)      -Associativismo (2)
2)      -Autogestão (2)
3)      -Bancos Comunitários
4)      -Cadeias produtivas solidárias (2)
5)      -Comércio Justo
6)      -Consumo solidário
7)      -Cooperativismo (2)
8)      -Desenvolvimento Local (Paulo de Jesus)
9)      - Economia solidária (2)
10)   -Empreendimento econômico solidário
11)   -Finanças solidárias (2)
12)   -Mercado solidário
13)   -Moeda social (3)
14)   - Produção associada e autogestão (Clara e Lia)
15)   -Solidariedade (2)
16)   - Sustentabilidade.
17)   - Tecnologias sociais
18)   -Cultura do trabalho
19)   -Saberes do trabalho associado
·         Componentes Curriculares (Niterói e São Gonçalo):
História, Geografia, Ciência (Química, Física e Ciências Biológicas), Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Artes, Educação Física, Matemática  e Orientação Profissional.
·         Sumário do Material Pedagógico:
1) Referencias teórico-metodológicos
2) Sugestões de atividades pedagógicas   
·         Estrutura das atividades pedagógicas:
1)      Organizadas em 06 capítulos
2)      Cada capítulo é iniciado com um “texto de abertura” (conceitual)
3)      Em cada capítulo haverá uma atividade por componente curricular ¨( 1 ativ. x 10 comp. curr X 6 capítulos= 60 atividades).
4)      Cada atividade pedagógica será originada de um gênero textual

·         Exemplo de gênero para a atividade pedagógica:
“O dono da loja ligava todo dia no fim do expediente pra saber o valor total das vendas. Era uma ligação de segundos. Ele dizia boa noite, quanto foi hoje? E eu respondia. Ele agradecia e desligava. Tão educado e atarefado o patrão. Não tinha tempo pra resolver os problemas da loja por questões pessoais, explicou uma vez por email. Pediu compreensão. Preocupadas com o emprego, fazíamos tudo ao nosso alcance. As soluções do dia a dia ficavam ao nosso encargo. Não recebíamos mais por isso, mas nos sentíamos responsáveis. Aquilo lá não funcionava sem empenho de jeito nenhum [...]” (Monique Feder)
·         Economia solidária e mundo(s) do trabalho:
Conteúdos do texto de abertura e das atividades pedagógicas: Dimensões ontológicas e sociológicas do trabalho. Mudanças estruturais no capitalismo e mudanças na vida da classe trabalhadora. Desemprego e subemprego, estratégias de sobrevivência e iniciativas econômicas associativas.  Economia capitalista e economia solidária.  Princípios da economia solidária. (Manifestações da crise do capital em Niterói, São Gonçalo...Brasil, mundo).
·         Economia solidária, produção associada e  autogestão:
Conteúdos do texto de abertura e atividades pedagógicas: Economia solidária e outras formas não capitalistas de produção da vida social: indígenas, quilombolas.... Associativismo, cooperativismo e economia solidária. Autogestão do trabalho e da vida social. Propriedade individual X propriedade coletiva dos meios de produção. Trabalho assalariado X trabalho associado. Heterogestão X autogestão. (Focalizar empreendimentos da economia solidária em Niterói, São Gonçalo e outras regiões do Brasil).
·         Empreendimentos econômicos solidários:  processo de trabalho e processo educativo:
Conteúdos do texto de abertura e atividades pedagógicas: Organização do processo de trabalho. Relações entre seres humanos/natureza e a questão ambiental. Divisão e relações de trabalho: fragmentação x articulação do saber. Distribuição dos frutos do trabalho e princípios de sustentabilidade. Os trabalhadores e trabalhadoras da economia solidária e os saberes do trabalho associado: desafios da escola. O direito à educação e ao trabalho não alienado. (Focalizar Empreendimentos econômicos solidários em Niterói e São Gonçalo).
·         Mercado solidário: as feiras de troca como  aprendizagem de novas relações sociais de produção:
Conteúdo do texto de abertura e atividades pedagógicas: Mercados e feiras populares. Mercadoria-mercadoria; mercadora-dinheiro-mercadoria; D-M-D’. Moeda social. Valor de uso ; valor de troca; Mercado capitalista e mercado solidário. As feiras de troca nas escolas de Niterói e São Gonçalo; Feira do Ingá. A Feira do Bonde/UFF. Moeda Capivari (Simulação de situações de feira de trocas).
·         Finanças solidárias:  dizendo”não” à lógica do capital:
Conteúdo do texto de abertura e atividades pedagógicas: Feiras da Economia Solidária, Bancos Comunitários (Ex. Banco do Preventório; Banco de Palmas), Comércio justo, Consumo ético e solidário.  O financiamento da economia solidária.
·         Desenvolvimento local,tecnologias sociais e economia solidária:
Conteúdo do texto de abertura e atividades pedagógicas: Condições de vida e trabalho da classe trabalhadora, em especial em Niterói e São Gonçalo. Tecnologias sociais e sustentatibilidade Ver exemplos no site da RTS). Projetos de desenvolvimento local que considerem os princípios da economia solidária.

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