EjaEcosol - Material Pedagógico:
O trabalho associado e autogestionário como princípio educativo na Educação de Jovens e Adultos trabalhadores.
· Temas/conceitos do material pedagógico:
1) -Associativismo (2)
2) -Autogestão (2)
3) -Bancos Comunitários
4) -Cadeias produtivas solidárias (2)
5) -Comércio Justo
6) -Consumo solidário
7) -Cooperativismo (2)
8) -Desenvolvimento Local (Paulo de Jesus)
9) - Economia solidária (2)
10) -Empreendimento econômico solidário
11) -Finanças solidárias (2)
12) -Mercado solidário
13) -Moeda social (3)
14) - Produção associada e autogestão (Clara e Lia)
15) -Solidariedade (2)
16) - Sustentabilidade.
17) - Tecnologias sociais
18) -Cultura do trabalho
19) -Saberes do trabalho associado
· Componentes Curriculares (Niterói e São Gonçalo):
História, Geografia, Ciência (Química, Física e Ciências Biológicas), Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Artes, Educação Física, Matemática e Orientação Profissional.
· Sumário do Material Pedagógico:
1) Referencias teórico-metodológicos
2) Sugestões de atividades pedagógicas
· Estrutura das atividades pedagógicas:
1) Organizadas em 06 capítulos
2) Cada capítulo é iniciado com um “texto de abertura” (conceitual)
3) Em cada capítulo haverá uma atividade por componente curricular ¨( 1 ativ. x 10 comp. curr X 6 capítulos= 60 atividades).
4) Cada atividade pedagógica será originada de um gênero textual
· Exemplo de gênero para a atividade pedagógica:
“O dono da loja ligava todo dia no fim do expediente pra saber o valor total das vendas. Era uma ligação de segundos. Ele dizia boa noite, quanto foi hoje? E eu respondia. Ele agradecia e desligava. Tão educado e atarefado o patrão. Não tinha tempo pra resolver os problemas da loja por questões pessoais, explicou uma vez por email. Pediu compreensão. Preocupadas com o emprego, fazíamos tudo ao nosso alcance. As soluções do dia a dia ficavam ao nosso encargo. Não recebíamos mais por isso, mas nos sentíamos responsáveis. Aquilo lá não funcionava sem empenho de jeito nenhum [...]” (Monique Feder)
· Economia solidária e mundo(s) do trabalho:
Conteúdos do texto de abertura e das atividades pedagógicas: Dimensões ontológicas e sociológicas do trabalho. Mudanças estruturais no capitalismo e mudanças na vida da classe trabalhadora. Desemprego e subemprego, estratégias de sobrevivência e iniciativas econômicas associativas. Economia capitalista e economia solidária. Princípios da economia solidária. (Manifestações da crise do capital em Niterói, São Gonçalo...Brasil, mundo).
· Economia solidária, produção associada e autogestão:
Conteúdos do texto de abertura e atividades pedagógicas: Economia solidária e outras formas não capitalistas de produção da vida social: indígenas, quilombolas.... Associativismo, cooperativismo e economia solidária. Autogestão do trabalho e da vida social. Propriedade individual X propriedade coletiva dos meios de produção. Trabalho assalariado X trabalho associado. Heterogestão X autogestão. (Focalizar empreendimentos da economia solidária em Niterói, São Gonçalo e outras regiões do Brasil).
· Empreendimentos econômicos solidários: processo de trabalho e processo educativo:
Conteúdos do texto de abertura e atividades pedagógicas: Organização do processo de trabalho. Relações entre seres humanos/natureza e a questão ambiental. Divisão e relações de trabalho: fragmentação x articulação do saber. Distribuição dos frutos do trabalho e princípios de sustentabilidade. Os trabalhadores e trabalhadoras da economia solidária e os saberes do trabalho associado: desafios da escola. O direito à educação e ao trabalho não alienado. (Focalizar Empreendimentos econômicos solidários em Niterói e São Gonçalo).
· Mercado solidário: as feiras de troca como aprendizagem de novas relações sociais de produção:
Conteúdo do texto de abertura e atividades pedagógicas: Mercados e feiras populares. Mercadoria-mercadoria; mercadora-dinheiro-mercadoria; D-M-D’. Moeda social. Valor de uso ; valor de troca; Mercado capitalista e mercado solidário. As feiras de troca nas escolas de Niterói e São Gonçalo; Feira do Ingá. A Feira do Bonde/UFF. Moeda Capivari (Simulação de situações de feira de trocas).
· Finanças solidárias: dizendo”não” à lógica do capital:
Conteúdo do texto de abertura e atividades pedagógicas: Feiras da Economia Solidária, Bancos Comunitários (Ex. Banco do Preventório; Banco de Palmas), Comércio justo, Consumo ético e solidário. O financiamento da economia solidária.
· Desenvolvimento local,tecnologias sociais e economia solidária:
Conteúdo do texto de abertura e atividades pedagógicas: Condições de vida e trabalho da classe trabalhadora, em especial em Niterói e São Gonçalo. Tecnologias sociais e sustentatibilidade Ver exemplos no site da RTS). Projetos de desenvolvimento local que considerem os princípios da economia solidária.
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