segunda-feira, 16 de maio de 2011

Atividades a serem desenvolvidas para a obtenção do certificado

Ministério da Educação – MEC
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD
Universidade Federal Fluminense - UFF
Incubadora de Empreendimentos em Economia Solidária – IEES/UFF
Projeto: Ações de Apoio à Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores em Articulação com a Economia Solidária
Coordenação Geral: Prof. Dr. Sérgio Castilho (Depto. de Sociologia/UFF)
Coordenação de pesquisa e material pedagógico: Profª.Drª. Bárbara França/
 Prof.ª Dr.ª Lia Tiriba e Mª. Érica Barbosa


                                  Curso de Extensão
 Ações de apoio à Educação de Jovens e Adultos trabalhadores em articulação com a Economia Solidária

O curso permite que o(a)s aluno(a)s optem por receber um dos dois certificados de Curso de Extensão : I) em Educação de Jovens e Adultos e m articulação com a Economia Solidária – sessenta (60) horas ; II)  em Educação de Jovens e Adultos em articulação com a  Economia Solidária – cento e vinte (120) horas

 I – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ARTICULAÇÃO COM A ECONOMIA SOLIDARIA – 
                                                           SESSENTA (60) HORAS

1) Exigência da freqüência mínima de 75% de presença (três faltas) ;
e
2) Um Trabalho de Conclusão de Curso. O  (TCC) deverá ser entregue até a data limite de 21/10/2011 (entre 14 :00 e 17 :30) na Coordenação Geral, impresso.Poderá ser realizado em grupos de até três pessoas. O TCC deverá ainda : a) ter entre 15 e 25 páginas, no formato Times New Roman, espaço um e meio (1/2), seguindo as regras da ABNT. O TCC deverá ser uma resenha crítica do curso com sugestões para o material pedagógico e de como implantar em sala de aula o que foi passado durante os 06 meses do projeto.

OBS : O(a)s aluno(a)s que completarem essas atividades receberão um Certificado de Conclusão de Curso de Extensão em Educação de Jovens e Adultos em articulação com a  Economia Solidária (60hs).


II – EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ARTICULAÇÃO COM A  ECONOMIA SOLIDARIA – 
CENTO E VINTE (120) HORAS 

A) OBRIGATÓRIOS (100 horas) :
1) Exigência da freqüência mínima de 75% de presença (três faltas) ;
e
2) O Trabalho de Conclusão de Curso. O (TCC) deverá ser entregue até 21/10/2011 (entre 14 :00 e 18 :00) , e poderá ser realizado em grupos de até três (3) pessoas. O TCC deverá  : a) ter entre 15 e 25 páginas, no formato Times New Roman, espaço um e meio (1/2), seguindo as regras da ABNT.  O TCC deverá ser uma resenha crítica do curso com sugestões para o material pedagógico e de como implantar em sala de aula o que foi passado durante os 06 meses do projeto;
e
3) Produção de três (3) atividades pedagógicas tendo em conta os roteiros que estão em anexo (Anexo1). Valerão no total  20 horas.
e
4) Identificar manifestações da economia solidária e  outras iniciativas econômicas associativas nas  comunidades onde trabalham e onde moram. Total de 20 horas, entregues até 20 de agosto.

B) OPCIONAIS ATÉ COMPLETAR MAIS  VINTE (20) HORAS :

 5) Dois relatórios relativos às Oficinas da segunda parte do curso. Cada relatório individual, valerá cinco (05) horas, perfazendo um total de dez (10) horas. Esses relatórios deverão ter entre três e cinco páginas, seguindo as mesmas especificações técnicas do texto do TCC. As datas para a entrega desses relatórios são: 1ª: 20/08; 2ª: 03/09.
6) Fichamentos dos textos contidos no CD entregue aos alunos. Cada dois fichamentos valerão cinco(05) horas, podendo chegar até um total de dez (10) horas aulas.  Os fichamentos serão individuais e devem seguir as mesmas especificações do texto do TCC.As datas para a entrega desses relatórios são: 1ª: 20/08; 2ª:03/09.
OBS: O(a)s aluno(a)s que completarem as atividades de I  e completarem mais sessenta (60)receberão um Certificado de Conclusão de Curso de Extensão em Educação de Jovens e Adultos em articulação com a  Economia Solidária (120hs).




ANEXO 1-
Três (3) ATIVIDADES  (para o Material Pedagógico) que serão desenvolvidas pelo professor (aluno do Curso EJA ECOSOL) com seus alunos estudantes de EJA.
Atividades 1 e 2 deverão ser entregues até dia 11 de junho.
Atividade 3, deverá ser entregue até dia 9 de julho.

ATIVIDADE 1: Prosas e poesias

Sugerir que em pequenos grupos, os estudantes elejam um dos temas abaixo para redação de prosa ou poesia:

·       O trabalho nosso de cada dia.
·       A vida como ela é... a vida como poderia ser
·       Trabalhar para viver ou viver para trabalhar?
·       E se a gente se juntasse para trabalhar? Como ia ser?
·       Outro mundo é possível?


ATIVIDADE 2: Trabalhando com jovens e adultos no plano das representações e conceitos.


1.   Solicitar aos estudantes de EJA que, individualmente,  redijam uma ou duas frases que complementem a seguinte idéia:
            Para mim, autogestão é.........
2.   Em seguida, os estudantes se reúnem em grupo para discutir o que escreveram.
3.   Cada um dos grupos, complementa a frase:
Para nós, autogestão é........
4.   Os grupos lêem em voz alta os resultados do trabalho / Comentários do professor.

ATIVIDADE 3: Produção de atividade para material pedagógico (componente curricular:..............)

Nas duas primeiras atividades: a). O professor recolhe os textos individuais e/ou em grupos (com a letra dos alunos), fotocópia e entrega para a coordenação do curso até o prazo previsto ; b) No material entregue deve conter o nome do professor, escola, município, turma e nome dos alunos;  c) Para desenvolver essa atividade, sugerimos que os professores consultem a bibliografia indicada pelo curso e/ou busquem outros referenciais; d) O desenvolvimento das três atividades valerá 20 horas-aula na carga horária total do curso.

ANEXO 2-
ROTEIRO DE ENTREVISTA  de EMPREENDIMENTOS E OUTRAS ATIVIDADES ASSOCIATIVAS

A) Identificação

1. Nome da iniciativa associativa e/ou empreendimento econômico coletivo:
2. O que fazem/produzem/realizam estas pessoas?
3. Responsável e cargo:
4. Endereço completo e telefone:
5. Nome do entrevistador:
6. Nome do entrevistado:
7. Data da entrevista:

( Atenção: escutar mais e falar menos. Descobrir o que não foi dito)

B) Histórico

1.   Como foi formada esta  atividade? Em que ano?
2.   Quem  propôs e porque?
3.   Havia conhecimento  anterior entre as pessoas? Afinidades  profissionais?  Alunos de uma mesma escola? Amizade?
4.   Quantos eram os fundadores?
5.   Escolaridade, idade, profissões anteriores dos fundadores
6.   Tinham participação em  algum movimentos social ? (Sindicato, Associação de Moradores, etc?)

C) Características da atividade
1.   Tipo de organização: (cooperativa legalizada ou não, grupo de produção, associação,  feira de produtores ou de trocas, empreendimento familiar, etc)
2.   Todos trabalham nesta atividade?
3.   Os instrumentos de trabalho e outros bens pertencem a todos, igualmente? Ou cada um tem o seu? (carro, máquina de costura,  objetos para o artesanato, etc).
4.   Tem diretores eleitos? Quantos são? Eles ganham? Eles trabalham na atividade?
5.   Realiza reuniões para decisões coletivas? Quando?
6.   Todos ganham a mesma coisa? Se não, por que a diferença das retiradas? Quem decidiu isso?
7.   As pessoas ganham salário?
8.   Qual a proposta deste grupo? Existe alguma proposta de modificação de vida e valores de vida?
9.   Outras observações e avaliação feita pelo entrevistador, sobre esta atividade.

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